Biografia
Poderia começar por me apresentar e dizer onde trabalho, mas isso não traduziria verdadeiramente quem sou. Sou um entusiasta obstinado que, quando veste a camisola, dá tudo para alcançar o melhor desempenho possível. O meu primeiro contacto com o bar foi na área de eventos, uma das minhas primeiras experiências profissionais. Nessa fase, aprendi muito sobre gestão, logística e organização, competências que até hoje são pilares da minha evolução. Mais tarde, a necessidade de trabalho para pagar a faculdade de marketing levou-me a trabalhar em bares noturnos e discotecas, onde nasceu o meu interesse pela coquetelaria e mixologia. Foi paixão à primeira vista, e, mesmo sem muito direcionamento, mergulhei de cabeça nesse mundo profundo e vasto. Desde então, tenho estudado intensamente e absorvido conhecimento de todos que me incentivaram a seguir esta área.
Agora que já sabem um pouco mais sobre mim, posso apresentar-me! Chamo-me Rafael Galhardo de Almeida, tenho 27 anos e nasci em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Sou chefe de bar no restaurante Mercantel, em Aveiro, e desde então tenho lutado pela democratização da coquetelaria e pelo acesso à informação, para que mais pessoas se possam apaixonar pela nossa arte e para que a nossa área seja cada vez mais valorizada e visível, dando continuidade ao trabalho feito por grandes profissionais e amigos ao longo dos anos.
Nesta caminhada, comecei a competir em diversos torneios, não apenas com o objetivo de vencer, mas para em cada competição experimentar uma técnica diferente, aprender coisas novas, expandir a minha rede de contactos e viver novas experiências.
A minha primeira competição foi o Patrón Perfectionists em 2023, onde fiquei entre os 50 melhores da Ibéria. Em seguida, participei no Cointreau Challenge, no torneio Havana Club Cocktail Maestro e na Jameson Black Barrel Bartender Series. Embora não tenha alcançado classificações de destaque, essas competições proporcionaram-me experiências fantásticas e estimularam a minha criatividade. Talvez a experiência mais inesperada tenha sido a participação no programa "Mistura Beirão" da TVI, onde tive a honra de estar ao lado dos melhores nomes do país, numa oportunidade única e desafiadora. Logo depois, fui para a semifinal do World Class 2024 e para a final da Giffard West Cup 2024, experiências que estão gravadas no meu coração e que me trouxeram amigos para a vida. Após o verão, alcancei o meu primeiro pódio, ficando em segundo lugar no Monin Cup com um cocktail sem álcool.
Estas experiências em competições só me motivaram a querer evoluir e estudar cada vez mais.