Novembro de 2024

Trabalhar como bartender exige criatividade, atenção aos detalhes e paixão pelo que fazemos. Descobri a REDE-T por acaso, mas rapidamente percebi que podia ser uma ferramenta incrível, mesmo para quem está fora do mundo da educação tradicional. Na plataforma, consegui obter inspiração com outros profissionais e absorver experiências sobre técnicas, combinações de sabores e tendências na mixologia. A REDE-T acabou por ser um espaço inesperado onde consigo aprender e também contribuir com aquilo que mais gosto de fazer: criar momentos únicos através de cocktails. É uma plataforma que me lembra que, em qualquer área, partilhar conhecimento faz toda a diferença.

Helena Pereira

Elm Street

  • 30ml Campari
  • 20ml Café Cynar
  • 20ml Mostarda negra sulista

Garnish
Pickle de mostarda

Café Cynar

  • 20g café (7g Roasters – La Paz)
  • 120g Cynar

Infundir todos os ingredientes numa panela a uma temperatura máxima de 90ºc durante 15 minutos sem nunca deixar ferver.
Cobrir a panela e deixar descansar 15 minutos.
Filtrar com duplo filtro de café e reservar.

Mostrada negra sulista

  • 50g Mostarda negra
  • 250g sulista

Infundir todos os ingredientes num saco de vácuo em método sous vide a 58ºc durante 1 hora.
Filtrar e reservar.

Biografia

O meu nome é Helena Pereira, tenho 30 anos e nasci na histórica cidade de Guimarães. Atualmente, trabalho como bartender no Torto, na cidade invicta.

Desde pequena, sempre fui fascinada por tudo que envolve arte e criatividade, que de certa forma me levou pelo caminho da criação de cocktails e da hospitalidade.

Aos 18 anos, como forma de sustentação da minha licenciatura em Gestão de Marketing, iniciei a minha jornada na hospitalidade, começando como empregada de mesa.

A minha carreira evoluiu rapidamente, passando por barback, chefe de sala e wedding hostess, até que, aos 23 anos, dei meus primeiros passos como bartender. Foi aí que me apaixonei pela arte dos cocktails gastronômicos.

A minha dedicação e paixão pela coquetelaria trouxeram me duas realizações . Em 2019, alcancei o prémio de visibilidade na competição Mistura Beirão, e em 2021, celebrei a vitória no Gin Mare Mediterranean Inspirations, dividindo o primeiro lugar. Ao longo dos anos, tive a oportunidade de trabalhar em diversos bares de restaurantes, onde aprendi a utilizar ingredientes inusitados na coquetelaria, transformando essa habilidade em um dos meus pontos fortes como bartender.

Olhar para trás e ver o quanto cresci enquanto bartender é extremamente gratificante.

O meu próximo objetivo é integrar todo o conhecimento que adquiri em gastronomia no Torto, colaborar em equipa e aprimorar ainda mais a hospitalidade.

Acredito que a criatividade não tem limites e que cada dia é uma nova oportunidade para aprender e crescer. Acima de tudo, a hospitalidade é o mais importante no Bar, e isso sim é um fator diferenciador.