Janeiro de 2025

A hospitalidade não é apenas o que eu faço, é o que eu sou. Cresci a observar, a aprender e a viver o que significa cuidar de cada detalhe para criar momentos únicos para quem atravessa a porta de um restaurante ou bar. Desde pequeno, o universo da restauração e hospitalidade foi minha escola – da cozinha quente com aromas de especiarias, passando pelo barulho dos pratos na sala, até a simplicidade de um sorriso genuíno que acompanha um bom serviço.
Hoje, com o Spikes, continuo a trazer essa paixão para a prática, explorando a criatividade através da mixologia e do prazer de receber. Para mim, hospitalidade é isso: não se trata apenas de servir uma bebida ou um prato, mas de criar uma experiência que as pessoas levem consigo.
A REDE-T representa tudo o que amo nesta profissão – a troca de ideias, a partilha de conhecimento e a conexão entre pessoas que respiram este mundo. Aqui, percebemos que não estamos sozinhos, e que o sucesso não é apenas individual, mas colectivo. É um enorme gosto fazer parte desta comunidade

Kevin Belhaj

Out of Bond

Sem dúvida a tendência para o futuro são cocktail baixo volume alcoólico ou sem bares podem capitalizar mais nesse publico de que não pode ou não consome álcool apresento-vos o “Out of Bond” um cocktail simples de replicar mas complexo fantástico para o paladar ideal para quem procura de um cocktail gastromico e refrescante.

Receita

  • Cordial Pimentos Vermelhos e Citronela – 75ml
  • Água de Azeitona Fumada – 5ml
  • Fever-Tree Ginger Beer – 60ml

Método – Build
Decoração – Azeitona Fumada
Copo – Highball

Receita do Cordial (1 litro)

  • Red Bell Peppers – 434gr
  • Water – 666ml
  • Citronela – 217gr
  • Açúcar – 266unid.
  • Ácido Cítrico – 16gr
  • Ácido Ascorbic – 3gr

Preparação
Colocar todos os ingredientes no blender.
Após conseguir uma consistência homogénea, filtrar em pano de passagem durante cerca de 4 horas.
Conservar no frio, validade 3 semanas, 14 dias (sem ácido ascorbic)

Azeitona Fumada
Colocar no fumeiro cerca de 15 gramas de madeira de carvalho durante 35 minutos as azeitonas sem a água.
Repetir o processo durante 45 minutos mas desta vez as azeitonas com a água.
Resultado: Uma azeitona moderadamente fumada, perfeita para o acompanhamento do cocktail

Biografia

Nasci em 1991, em Paris, filho de pais hoteleiros. Apesar de ter nascido na França, o que mais levo comigo de lá é o paladar apurado pela gastronomia. Meu pai, Marroquino de Rabat, e minha mãe, Algarvia de Boliqueime, trouxeram uma rica fusão cultural para minha infância, que se passou entre as cozinhas e as salas do restaurante da família. Eu costumava esperar o final do serviço para podermos ir para casa. Numa época sem internet ou telemóveis, a curiosidade e a observação eram minhas maiores companheiras.

Ainda muito jovem, vivi imerso no mundo dos restaurantes: a cozinha, a sala, a despensa e, claro, as baguettes das quais eu roubava apenas o recheio quente da Pão. Em 2000, quando nos mudámos para Portugal, o choque foi notavel: troquei o brioche e as chouquettes com compota de amora pelos papo-secos com marmelada. Um “trauma” da infância que me acompanha até hoje, nada contra o papo-seco, mas não consigo sequer olhar para um papo-seco hoje!

Aos 19 anos, descobri o meu grande interesse pelo bar e decidi lançar-me com o projeto The Lounge. Até 2021, atuei como brand ambassador da vodka Beluga, durante o seu lançamento em Portugal, e completei minha formação na European Bartending School (EBS), além de concluir o WSET Spirits Level 2 mais recentemente.

Hoje, com o projeto Spikes, meu foco está na mixologia e na hospitalidade. Orgulhamo-nos de lançar um menu novo todos os anos, buscando sempre surpreender e inspirar.

Kevin Belhaj