Jorge Fernandes, 36 anos, natural de Lisboa e cozinheiro desde os 17 anos.
Com 14 anos ingressa na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Já gostava de cozinha, mas não cozinhava, apenas observava a sua avó de volta do fogão.
Ao entrar na escola em tão tenra idade, faz com que seja uma pedra em bruto, tudo era novo e a aprendizagem seria feira de raiz. 3 anos de curso (2001-2004), 2 estágios pelo meio (Hotel Lapa Palace e Hotel Tivoli Lisboa e Tivoli Jardim).
Com 17 anos ingressa no Hotel Ritz Four Seasons, aquela que foi a sua grande escola. Tem a possibilidade de fazer um estágio no Four Seasons at Terre Blanche, Côte D’Azur, França, restaurante com 1* Michelin.
Em 2006 a convite do seu Mestre e Mentor, Chef António Bóia, vai para o Restaurante Praia Caffé, Oeiras. Ficando 2 anos e dando o salto para o Restaurante Rio’s, também em Oeiras e ambos chefiados por António Bóia, aí como Sub-Chef, na altura com 21 anos de idade. Passados 2 anos assume a Chefia do Restaurante Rio’s e do Catering BHolding. Sempre sobre a alçada do Chef Bóia, vai crescendo juntamente com a empresa, tendo feito eventos emblemáticos, tal como Rock in Rio 2014 e Volvo Ocean Race 2015.
Em 2015 á altura de voar a solo, depois de 9 anos com o seu mentor. Assumindo, aos 28 anos de idade, o Hotel Intercontinental do Estoril como Chef Executivo. Experiência marcante na vida do Chef, tendo o Hotel alcançado vários prémios Nacionais e Internacionais.
Em 2017 regressa a Lisboa para a abertura do novo Iberostar Selection Lisboa, primeiro Hotel da companhia espanhola em solo Luso.
Em 2020, ingressa como Chef Executivo do Grupo memmo Unforgettable Hotels, tendo sobre o seu encargo o Hotel memmo Baleeira, Hotel memmo Alfama e Hotel memmo Príncipe Real.
O Chef trabalha atualmente neste grupo hoteleiro, grupo esse que está forte e em expansão.
O Chef sempre teve o gosto pela competição, tendo em 2006 ingressado nas Equipas de Competição Culinária ACPP, fazendo parte da Equipa Júnior. Em 2010 deu o salto para a Equipa Sénior até 2016. Em 2019, a convite do seu Mentor e na altura Treinar da Equipa, António Bóia, assumiu a Equipa Júnior de Competição Culinária ACPP como treinador.
Ao longo de 16 conquistou 7 Medalhas de Bronze e 5 Medalhas de Prata entre Olimpíadas da Culinária e Campeonatos do Mundo, como concorrente e 3 Medalhas de Bronze e 1 Medalha de Prata como Treinador da Equipa Júnior.
O ponto alto da sua carreira Internacional, aconteceu em 2008 no Dubai, alcançado o 3ª Lugar Mundial de Júnior Chef. Em 2014, já como elemento da Equipa Sénior, ficou em 2º Lugar na Europa.
Em 2018, alcançou o 3º Lugar Nacional no Concurso Chef Cozinheiro do Ano.