BIOGRAFIA
Com apenas 30 anos, Tiago Maio, o chef oriundo de Aveiro.
Atualmente, ocupa o cargo de máximo responsável de cozinha nos restaurantes do Sublime Comporta, um luxoso estabelecimento que inclui três restaurantes com conceitos culinários tão diversos como sugestivos.
Embora tudo indicasse que ia ser engenheiro (estudou engenharia eletromecânica), a sua trajetória sofreu uma reviravolta inesperada e acabou por se formar em Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
A carreira profissional de Tiago Maio começou no aclamado restaurante Foz Velha, no Porto, um referente indiscutível da cozinha portuguesa.
Contudo, o destino ainda guardaria várias reviravoltas inesperadas para ele, como quando se embrenhou na arte do sushi, trabalhando como sushiman no restaurante Subenshi em Aveiro. Esta experiência proporcionou a Tiago novas habilidades e inspirou-o a explorar o excitante mundo da fusão culinária.
A sua ascensão no Sublime Hotel Group levou-o a envolver-se em todos os espaços gastronó - micos do Sublime Comporta incluindo o restaurante Sem Porta, onde começou a sua trajetória em 2017.
Para além disso, sem dúvida, é de destacar um restaurante único, o Food Circle, com uma lotação máxima de 14 comensais e onde todos os alimentos se cozinham diretamente ao fogo, uma técnica que Tiago considera fundamental.
O seu estilo como cozinheiro, de acordo com a sua própria descrição, é “simples, mas cheio de sabor”. Considera que “apostar em ingredientes de qualidade é o segredo para criar pratos excecionais”. E entre os seus produtos estrela nunca faltam o bacalhau e a enguia, destacando a importância da flor de sal das salinas de Aveiro na grande maioria das suas criações.