PROCEDIMENTO
Corvina:
Limpar o peixe de entranhas e escamas. Filetar e retirar todas as espinhas. Cortar em porções mais pequenas e colocar numa salmoura (1lt de água, 50 gr de sal) durante 25 minutos. Secar e reservar. No momento de servir, pincelar com uma mistura de azeite e vinagre e grelhar.
Caldo de peixe assado:
Com as espinhas previamente sangradas em água e gelo, iniciar o caldo de peixe grelhando as mesmas. Num tacho com um fio de azeite, caramelizar os legumes em mirepoix: alho, cebola, alho francês, funcho, pimento vermelho, aipo, cenoura e tomate. Juntar o concentrado de tomate. Refrescar com o vinho tinto. Juntar as espinhas e cobrir com gelo. Juntar os aromáticos: grão de pimenta, sementes de coentros, louro, talos de salsa, coentros e tomilho limão. Deixar começar a levantar fervura e reduzir para lume brando, e ir retirando as impurezas. Cozinhar cerca de 1h e coar num chinês fino.
Puré de pastinaca:
Descascar a pastinaca, cortar e reservar em água. Laminar a cebola e refogar ligeiramente com o azeite. Adicionar a pastinaca e cobrir com 1 lt de caldo de peixe e 1 lt de natas. Temperar de sal. Deixar cozinhar em lume brando. Triturar bem com o líquido da cozedura.
Creme de acelgas:
Cortar rodelas e reservar. Separar os talos. Bringir as folhas em água a ferver. Saltear as mesmas em azeite e alho. Triturar com um fio de azeite, caldo de peixe, um pouco de xantana e retificar de sal.
Vidrado de acelgas:
Dispor pequenos pedaços de acelgas e temperar com azeite e flor de sal. Levar ao forno a 160ºC, cerca de 6 min.
Ouriço do mar:
Abrir o ouriço e lavar as ovas em água com gelo e sal, passando em duas águas diferentes. Reservar.
Creme de ouriço do mar:
Reduzir o vinho branco a metade. Juntar uma noz de manteiga. Triturar com o ouriço do mar. Terminar com umas gotas de sumo de laranja.
Rolo de batata:
Lavar a batata. Fatiar finamente com recurso a uma mandolina. Dispor as fatias e enrolar. Prender com fio norte. Bringir em caldo de peixe com alho e tomilho limão. Temperar. Secar e, antes de servir, dourar em azeite, alho e tomilho.
Emulsão de espumante:
Refogar uma cebola laminada. Juntar o espumante e deixar reduzir para metade, lentamente. Juntar metade da quantidade desta redução de caldo de peixe. Acrescentar metade da quantidade de nata e deixar reduzir até ficar cremosa. Finalizar com uma noz de manteiga e sal. Na altura de servir, levantar espuma com uma varinha mágica.