Nascido na Trindade, na baixa da cidade do Porto, os sabores que melhor recorda da infância são os de casa, claro está, em que não faltavam pratos como as tripas à moda do Porto, o arroz de Sarrabulho, a feijoada à brasileira e o tomate Coração de Boi a acompanhar tudo. “Tudo com cominhos, muitos cominhos”, frisa Hugo Rocha.
Ainda que recheado de boas inspirações para seguir essa área, a entrada no curso de cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira foi ao acaso e no início não correu como o esperado.
A adaptação foi desafiante mas pelo caminho, Hugo encontro o amor pelo ofício. Findo o curso, passou por restaurantes como o Moo* (Barcelona), a Casa da Calçada* (Amarante), o Vila Joya** (Albufeira), o Vilalara Thalassa Resort (Lagoa), o Alinea*** (Chicago), o Vinum Restaurante & Wine Bar (Gaia) e o Antiqvvm* (Porto). A sua visão de cozinha foi sendo desenvolvida ao longo da experiência e hoje o cozinheiro acredita que revisitar os sabores tradicionais daquela que é a sua região, dando-lhes uma nova interpretação, é o que lhe oferece mais prazer.
Recentemente, já em 2021 abraçou o desafio de chefiar a cozinha do novíssimo Real by Casa da Calçada na Invicta — um bistrô, uma pastelaria com produção própria e um bar de cocktails, tudo no mesmo espaço — do grupo Casa da Calçada, com personalidade própria, atenção ao produto, ao detalhe e ao serviço. O responsável explica que o espaço está assente em três pilares: portugalidade, sazonalidade e proximidade. O desafio é enorme e passa, essencialmente, por trabalhar, inovar, apresentando uma cozinha inesperada e elegante com identidade portuguesa.