Postado em segunda-feira, 23 de dezembro de 2024 08:47

À medida que as ferramentas digitais evoluem rapidamente, a inteligência artificial generativa (GenAI) está a tornar-se uma das preferidas dos viajantes, facilitando e tornando o planeamento de viagens mais agradável. De acordo com o mais recente relatório da Phocuswright, Travelers and Tech 2024: GenAI, VR and More, a GenAI está a ultrapassar outras tecnologias emergentes, como realidade virtual e aumentada, e está a ser amplamente adotada por viajantes com experiência digital.

A pesquisa indica que 39% dos inquiridos já utilizou a IA generativa para diversas finalidades (não se limitando a viagens). Embora a GenAI seja utilizada por todos os grupos etários, são os viajantes mais jovens, frequentes e com maior poder aquisitivo os que mais tiram partido desta tecnologia no contexto das viagens. No entanto, também as gerações mais velhas, especialmente as de 55 anos ou mais, estão a aderir à GenAI, principalmente na organização de suas viagens.

Como os viajantes estão a utilizar a GenAI?

A GenAI tornou-se uma ferramenta essencial para brainstorming e comparação de opções de viagem e é usada das seguintes formas: 65% usa-a para encontrar ideias de destinos;
41-50% confia nela para descobrir atividades, comparar alternativas e tomar decisões finais; e 56% utiliza a GenAI para pesquisar voos, companhias aéreas e rotas.

Os resultados estão a agradar aos utilizadores, com 72% a considerarem-na “muito útil” em pelo menos uma etapa do processo de planeamento. Apesar disso, a segurança e a precisão continuam a ser as maiores preocupações dos viajantes ao recorrer à GenAI.

Quem está a utilizar a GenAI?

Os viajantes mais jovens liderem o uso da GenAI. Entre os 18 e os 34 anos, 55% já a utilizou para diversas tarefas. No entanto, a utilização para viagens de lazer está a crescer, com 46% de todos os utilizadores de GenAI a usarem-na para esta finalidade, em contraste com os 18% da população geral que viaja.

O estudo conclui que os viajantes não querem usar a GenAI apenas em plataformas autónomas. Preferem ver essas ferramentas integradas diretamente nos sites e aplicações dos fornecedores de viagens, de forma a tornar o planeamento ainda mais eficiente.

Atualmente, as viagens de lazer são a segunda principal utilização da GenAI, atrás das artes do espetáculo. No entanto, espera-se que, em breve, as viagens de lazer liderem, especialmente devido ao aumento do uso entre os viajantes mais velhos, que planeiam grandes viagens no futuro próximo.

 

by TNEWS