Nas águas azuis do Mediterrâneo, encontramos Ibiza, a terceira maior Ilha das Baleares, que não é apenas um destino; é uma experiência que me tem apaixonado nos ultimos 5 meses desde que abracei o projeto Mondrian e Hyde Ibiza.
Conhecida pela sua épica vida noturna, praias paradisiacas e uma historia rica, Ibiza é um lugar com ritmos para todos.
Sobre historia, existem bastantes epocas que podia explorar, mas acredito que, a Ibiza de hoje, ou pelo aos meus olhos, é de certa forma especial pelo que se passou nos anos 60.
Durante esses anos, Ibiza passou por um processo cultural ao tornar-se o epicentro do movimento hippie.
Artistas, músicos e em geral pessoas que procuravam estilos de vida alternativos reuniram-se na ilha, ao encontro de um refúgio de atmosfera boêmia e tranquila.
Os vestígios dessa era ainda perduram nos mercados ecléticos, nas maneiras de vestir, nos encontros espontaneos sobre o por do sol, entre outros...
Mas para mim, o maior vestigio está na maneira contagiante de como os locais de modo geral, vivem o dia-a-dia.
Dizem-me para ter calma, dizem-me que aqui ha tempo para tudo, dizem-me que tem de fechar a loja porque tem de ir para a praia... tudo isto, com um sorisso na cara.
Como nao apaixonar?
Este mindset relaxado e bohemio acaba obviamente por ser transversal a todas industrias e na hotelaria talvez demasiado até! Mas bem... tem a sua magia!
O vestigio musical tambem continua, como sabem, bastante vivo - sinceramente o meu vestigio favorito!
Ibiza tornou-se na Meca para os entusiastas da música eletrônica, atraindo millhares de pessoas principalmente no verao cultivando a economia de forma abismal.
Sem sombra de duvida que foram as lendárias casas noturnas da ilha, como Pacha, DC-10, Amnesia, Space, KU, Privillege que transformaram Ibiza no destino N1 de festa.
Aproveitando o impacto do cenario musical, Ibiza passou a ser palco de investimento da industria hoteleira e restauracao.
Nos ultimos anos, vemos um crescendo de marcas internacionais tais como, Mondrian, Nobu, Hyatt, Six Senses, W no ramo hoteleiro e no ramo da restauracao, Zuma, Cipriani, Novikov entre outros.
Com isto, Ibiza tem sido receptor do segmento de luxo atraindo desde aí, mais capital e mais poder de compra, havendo mais oportunidades de crescer negocios, como moda, servicos concierge e até de bem-estar.
E o como os de cá dizem "isto é apenas o inicio" - nao escondendo o enorme potencial que a ilha confere.
Como disse no inicio, Ibiza reserva ritmo para todos os visitantes. Talvez seja dificil convencer clientes dos mercados emergentes, de que Ibiza é um lugar tambem famliar, devido ao seu estigma de destino apenas noturno, mas a verdade é que os mercados mais antigos (italiano, ingles, holandes), viaja em familia já á bastante tempo, provando o contrario.
Aparte do turismo de familia, Ibiza também abraçou o movimento de bem-estar, com inúmeros retiros e spas que oferecem um santuário para rejuvenescimento, proporcionando uma fuga serena para aqueles que buscam equilíbrio no meio do caos.
O atrativo de Ibiza reside na capacidade de harmonizar estes dois opostos e é isso que Ibiza tem de mágico e unico.
A minha missao dos dias de hoje passa por principamente, vender este destino e acredito que, como tudo, havendo paixao torna-se mais facil e Ibiza nao me deixa outra opção senão esta.
Há certamente mais coisas por contar, mas o melhor é mesmo experenciar!
Espero a vossa visita!